Skip to main content

Um estudo em 11 países europeus encontrou Bisphenol A (BPA) na urina de 92% das pessoas; em Portugal, o resultado foi de 100%. A Agência Europeia do Ambiente diz que há “um risco muito mais generalizado para a nossa saúde do que se pensava” devido à ingestão deste químico desregulador hormonal, presente em embalagens de comida e de bebida.

Há 12 anos, a União Europeia baniu a utilização de Bisphenol A (conhecido por BPA) em biberões de plástico, devido aos potenciais impactos na saúde dos bebés. Vários países seguiram o exemplo europeu. Mas um estudo publicado hoje mostra que a proibição pode ter de ir mais longe. De acordo com uma análise em vários países europeus, incluindo Portugal, quase todas as pessoas estão expostas a quantidades deste químico acima dos níveis máximos recomendados pela Agência Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA). O BPA é utilizado na produção de embalagens de plástico e de metal, muitas vezes de comida ou bebida.

Ver toda a notícia: https://visao.pt/visao_verde/ambiente/2023-09-14-quantidades-elevadas-de-um-quimico-perigoso-usado-em-embalagens-foram-detetadas-em-todos-os-portugueses-testados/