Skip to main content

Amazónia pode atingir um ponto de não retorno já em 2050, deixando toda a floresta em risco

Estudo na revista Nature analisou os vários factores que ameaçam a Amazónia. Em 26 anos, entre 10% e 47% da floresta estão em risco de se degradar o que pode pôr em risco todo o bioma.

O aumento da temperatura média, os fenómenos extremos de seca, a diminuição de precipitação, a construção de estradas, a desflorestação e os incêndios são fenómenos que se interconectam na contínua degradação da floresta da Amazónia. Um novo estudo olhou para o horizonte de 2050 para perceber que impacto conjunto é que aqueles fenómenos iriam ter ao longo daquele vastíssimo território e estimaram que, se nada for feito, entre 10% e 47% da sua área estaria em risco de se degradar, atingindo um ponto de não retorno.

Essa transformação pode ser suficiente para pôr em risco toda a floresta, de acordo com um artigo publicado na Natureesta quarta-feira, que reforça a importância de uma maior protecção daquele bioma para travar o desmatamento, da reflorestação de áreas degradas e da diminuição drástica das emissões de gases com efeitos de estufa para proteger aquele ecossistema.

Ver toda a notícia: https://www.publico.pt/2024/02/14/azul/noticia/amazonia-atingir-ponto-nao-retorno-ja-2050-deixando-floresta-risco-2080352