A origem da covid-19 (parte II): o porquê das dúvidas
Sendo a evidência atual mais robusta de que o epicentro da covid-19 foi no mercado chinês de Huanan, impõe-se a pergunta: o que explica tantas e tão diversas dúvidas sobre a origem do vírus?
Houve dúvidas científicas, que são próprias do método científico. Hipóteses de investigação não são descartadas sem a devida fundamentação e instrumentos de análise são aplicados de forma metódica e o mais isenta possível.
Houve dúvidas da população em geral, as quais misturam informações de diferentes fontes. A argumentos científicos a que se prestam mais ou menos atenção conforme as circunstâncias, juntam-se crenças e prenoções, mas também convicções políticas e partidárias, e graus variados de confiança e desconfiança nas instituições que governam a vida coletiva. As opiniões leigas representam verdadeiros cosmos de saberes. Circulou na opinião pública que o vírus não passava duma constipação, que tinha sido criado para controlar as pessoas ou que era uma forma de implantar a tecnologia 5G através das vacinas.
Tiago Correia
SIC Notícias, 16 Agosto 2022Ver toda a publicação aqui.