José Vítor Malheiros

Consultor do PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública e membro do Conselho da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Foi jornalista durante a maior parte da sua vida profissional, tendo-se dedicado às áreas da Ciência, Tecnologia, Educação, Saúde e Ambiente. Criou e coordenou a primeira secção semanal de Ciência no semanário Expresso (1983-1989), a primeira secção diária de Ciência no diário Público (1989) e fundou o site web do jornal Público (1995).

Foi director executivo da parceria Harvard Medical School-Portugal (2009-2010) e responsável da unidade ComLab da UMIC-Agência para a Sociedade do Conhecimento (2010). Foi membro da Comissão Nacional para o Registo de Saúde Electrónico (2011), do Grupo de Trabalho da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo sobre o Futuro da Governação dos Hospitais (2010), do grupo consultivo da Comissão Nacional da UNESCO sobre a United Nations Decade of Education for Sustainable Development e foi co-relator do relatório “Contributos para a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável em Portugal” (2006).

Foi durante oito anos membro da direcção da EUSJA – European Union of Science Journalists’ Associations. Foi consultor permanente da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, de 2013 a 2020, e fundador da Associação Portuguesa de Comunicação de Ciência – SciCom, cuja direcção integrou.