Skip to main content

A ONU lançou o isco e aos poucos vão nascendo os efeitos concretos do One Health, filosofia que pretende juntar saúde humana, saúde animal e meio ambiente numa conjugação de esforços que permita chegar a conclusões comuns e a práticas eficazes, aliadas à realidade dos dias rápidos que vivemos. Os primeiros resultados em Portugal começaram a surgir. Fomos conhecê-los.

Ocaminho faz-se caminhando, escreveu o espanhol Antonio Machado (1875-1839) naquele que foi o poema que o deixou para a eternidade das letras. É nesse caminho lento feito de passos persistentes que vai formando escola o conceito One Health (Uma Saúde), que pode vir a revolucionar a forma de olhar a Saúde, assim mesmo com maiúscula, a que nos orienta, nos conforta, nos faz acreditar que é possível sermos melhores, que nos dá qualidade de vida e contorna o vazio do pessimismo mesmo quando o cenário é o mais negro e os dias parecem encurtados à morte.

Mas vamos ao início desse percurso. O ano era o de 2017 quando a Organização das Nações Unidas (ONU) cunhou oficialmente o princípio que pela primeira vez tornava oficial a ligação entre pessoas, animais, plantas e ambiente numa abordagem única ao desígnio da Saúde, até então abordada individualmente, qual casulo impenetrável que atuava sem portas abertas ao outro. Foi o princípio de tudo, da globalização da ideia, do espalhar da mensagem, do apelo aos intervenientes de cada um dos setores para que trabalhassem em conjunto, em nome do bem comum. Que cientistas, técnicos e até políticos pudessem juntar esforços nos cinco continentes e começassem a materializar uma ideia que tinha tanto de utópica como de lógica, foi o apelo. “Afinal, somos um só e estamos todos interligados”, lembra Henrique Cyrne Carvalho, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), a primeira instituição nacional a adotar oficialmente o One Health e a tornar-se parceira oficial da ONU na sua aplicação prática por cá.

Ver toda a notícia: https://www.noticiasmagazine.pt/2023/one-health-o-futuro-da-saude-ja-comecou/historias/288978/