Mário Barbosa é Professor Catedrático Emérito no ICBAS e investigador no i3S (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto). É o Coordenador do grupo de trabalho para as iniciativas Uma Saúde (One Health) do ICBAS.
Foi um dos fundadores do Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB), constituído em Junho de 1989. O INEB é um dos institutos fundadores do i3S. Foi Presidente da Direção do INEB (2000-2006 e 2009-2012) e o primeiro Diretor do i3S (2015-2019).
Mário Barbosa assumiu um papel de referência no lançamento de programas em Bioengenharia, nomeadamente do Mestrado Integrado em Bioengenharia, e do Programa de Doutoramento em Biotecnologia Molecular e Celular Aplicada às Ciências da Saúde, dos quai foi o primeiro Diretor.
Foi Presidente da JNICT – Junta Nacional para a Investigação Científica e Tecnológica (1992-1994) e Presidente do Conselho Científico de Ciências da Engenharia da FCT (2002-2005).
Entre os prémios recebidos, destacam-se o «George Winter Award», atribuído pela Sociedade Europeia de Biomateriais (ESB), o qual distingue a excelência do trabalho desenvolvido por um investigador consagrado. Recebeu o Prémio Klaas de Groot 2020 (ESB), que distingue os cientistas que asseguram um papel de excelência como mentores e orientadores de jovens investigadores. Em Junho de 2021 recebeu a Medalha de Mérito da cidade de Vila do Conde e Medalha de Mérito Ciência, atribuída pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Em Julho de 2022 recebeu a medalha de mérito (grau ouro) da cidade do Porto. É Fellow e Secretário da União Internacional das Sociedades de Ciência e Engenharia de Biomateriais, a qual agrega as sociedades científicas de biomateriais a nível mundial.