Maria Sofia Núncio

Doutorada em Biologia (Microbiologia) pela Universidade de Lisboa, desde 2002 que é Investigadora no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge I.P. (INSA), onde é responsável pelo Centro de Estudos de Vectores e Doenças Infecciosas (CEVDI) e pela Unidade de Resposta à Emergência e Biopreparação (UREB), ambos pertencentes ao Departamento de Doenças Infecciosas.

Atualmente é responsável pela vertente ixodideos do Programa REVIVE (Rede de Vigilância de Vetores), Membro do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) e integra o Painel Científico da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC) a faz parte da Autoridade nacional de Defesa Biológica. Desde 2011 que coordena o curso “Biossegurança no laboratório de Microbiologia” e o curso “Transporte de substâncias infeciosas”.

A nível da formação avançada, orientou/a várias teses de mestrado e dissertações de doutoramento, de estudantes de Universidades nacionais e internacionais.

É autora/co-autora de mais de 40 artigos em revistas com arbitragem científica nacionais e internacionais, co-editora de dois livros e autora de 5 livros ou capítulos de livros. Destaca-se a representação nacional em redes de investigação e grupos de trabalho nacionais e internacionais.