Daniel Caldeira é médico cardiologista e farmacologista clínico. Doutorou-se em Medicina – Farmacologia Clínica, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, tornando-se Professor Auxiliar de Cardiologia lecionando tanto Cardiologia como Farmacologia Clínica em programas de pré-graduação e programas de pós-graduação. É também Assistente Hospitalar de Cardiologia do Hospital Universitário de Santa Maria desde 2018.

Desde 2018 é líder do grupo da Unidade de Farmacologia e Terapêutica Cardiovascular do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL), Lisboa, Portugal (http://ccul.pt/research-groups/cardiovascular-pharmacology/). Desde 2018 é membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica da região de Lisboa/Vale do Tejo em Portugal, e desde 2020 é membro da Comissão de Ética conjunta da Faculdade de Medicina/Centro Hospitalar Lisboa Norte/Instituto de Medicina Molecular. Em 2023 tornou-se Professor Auxiliar com Agregação em Medicina – Cardiologia.

Durante os últimos anos, desenvolveu trabalho clínico-científico em estudos observacionais, ensaios clínicos, mas a área com maior visibilidade e impacto é a das revisões sistemáticas e meta-análises, bem como na avaliação post hoc de dados de ensaios clínicos, tendo mais de 160 artigos publicados.

No domínio do ambiente, participou em 2 position papers onde foi realçado o papel do ambiente como factor de risco cardivascular: 1. Poluição do Ar e Doenças Cardiovasculares (https://doi.org/10.1016/j.repc.2022.05.006); 2. Ondas de calor e aquecimento global e eventos cardiovasculares (https://doi.org/10.1016/j.repc.2023.02.002).