Skip to main content

Uma só saúde

A relação entre a saúde humana e o planeta é de alguma forma conhecida, embora o verdadeiro alcance do seu significado possa ainda não fazer parte do entendimento geral. Daí que, para muitos, a persistência de velhas doenças e o surgimento de novas doenças são difíceis de explicar dado o incrível aumento do conhecimento e do investimento. Foi exatamente isto que aconteceu com a pandemia da Covid-19, em que a falta de surpresa entre os cientistas contrastou com uma opinião pública incrédula. Os mais curiosos que pesquisem pela “doença X”, alvo de debate científico desde 2018.

No dia 7 de abril assinalou-se o Dia Mundial da Saúde, este ano com o lema “nosso planeta, nossa saúde”. A escolha da Organização Mundial de Saúde não podia ter sido mais acertada pela necessidade de melhor perceber a relação entre a saúde e o planeta.

Dois anos de pandemia facilitam o trabalho de ilustração sobre o que está em causa. E o que está em causa não é a reivindicação de um ambientalismo que alerte para o aquecimento global, para a destruição de habitats naturais e ecossistemas ou para fenómenos meteorológicos extremos cada vez mais comuns. O que está em causa é algo que vai para além disso e que coloca a vida humana como parte integrante de uma ecologia em interdependência com a vida de outros animais e com a natureza.

Tiago Correia
SIC Notícias, 11 Abril 2022

Ver toda a publicação aqui.