Skip to main content

Em causa está um novo protocolo para “Redução de Resíduos na Cirurgia às Cataratas”, o que, nos hospitais do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga, consistiu em eliminar uma série de utensílios descartáveis.

O Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV) reduziu ao mínimo os consumíveis utilizados na cirurgia às cataratas, graças a um protocolo que, a replicar-se nos hospitais da rede pública nacional, evitaria 13 toneladas de plástico anualmente.

É essa a conclusão dos coordenadores da experiência conduzida ao longo de 2021 nos hospitais de Santa Maria da Feira e São João da Madeira, ambos no distrito de Aveiro, e distinguida este mês no Dubai como “um dos oito melhores projetos a nível mundial entre os cerca de 400 candidatos” aos prémios da Federação Internacional dos Hospitais.

Ver toda a notícia: https://cnnportugal.iol.pt/toneladas-de-plastico/cataratas/mudanca-minima-em-cirurgia-a-cataratas-evitaria-13-toneladas-de-plastico-por-ano-em-portugal/20221122/637c9c0e0cf2254fb283833b