Skip to main content

Crise climática facilita o alcance e propagação dos mosquitos que transportam doenças associadas a países do hemisfério Sul. A Europa pode ter surtos de dengue, Zika e chikungunya, avisa a OMS.

À medida que as catástrofes climáticas ocorrem com maior intensidade e frequência, os especialistas receiam que as doenças transmitidas por insectos se tornem mais comuns, inclusive em regiões do mundo onde actualmente não constituem uma ameaça. Foi isto que aconteceu este ano nos países do hemisfério Sul, que estão agora a sair da estação do Verão, quando, como é habitual, o número de mosquitos aumenta.

“As alterações climáticas têm desempenhado um papel fundamental para facilitar a propagação dos mosquitos no Sul”, disse esta semana Raman Velayudhan, o chefe do programa global da OMS para o controlo das doenças tropicais negligenciadas, numa conferência de imprensa. “Quando as pessoas viajam, naturalmente o vírus vai junto com elas”, acrescentou o responsável.

Ver toda a notícia: https://www.publico.pt/2023/04/08/azul/noticia/clima-oms-alerta-europa-enfrenta-risco-surtos-dengue-zika-verao-2045372