Bióloga, Doutorada em Ciências do Ambiente, Professora Associada com Agregação da NOVA School of Science and Technology e investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

Desenvolve investigação em microplásticos e lixo marinho desde 2008, tendo sido pioneira na abordagem deste tópico em Portugal. Coordenou/coordena diversos projectos de investigação de âmbito nacional e internacional e tem várias publicações científicas sobre distribuição e abundância de microplásticos nos oceanos e zonas costeiras e impactos na vida marinha e mais recentemente sobre os efeitos na saúde humana.

Perita em microplásticos da FCT-MCTES, foi membro do WG40 do GESAMP, participou no 2nd World Ocean Assessment das Nações Unidas e tem colaborado com várias instituições e agências governamentais na implementação da Directiva Quadro Estratégia Marinha e na Directiva relativa à qualidade da água destinada ao consumo humano. Fundadora e Presidente da Associação Portuguesa do Lixo Marinho, promove e desenvolve atividades de divulgação e comunicação de ciência à sociedade sobre o tópico do lixo marinho e dos microplásticos.