A criação do Conselho Português para a Saúde e Ambiente

“Estamos numa corrida contra-relógio”

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente nasceu de uma iniciativa do médico internista Luís Campos, que desafiou dois amigos para se lhe juntarem: o cirurgião cardíaco João Queiroz e Melo e o ex-jornalista José Vítor Malheiros. Os três constituíram o Conselho Português para a Saúde e Ambiente, oficialmente designado Conselho Português para a Saúde e Ambiente – Associação (CPORSA), por escritura pública, no dia 19 de Outubro de 2022.

Na primeira Assembleia Geral, que teve lugar a 31 de outubro de 2022, foram admitidas 39 organizações ligadas à saúde, com o estatuto de associados fundadores, e eleita a primeira direção para um mandato de quatro anos. 

A apresentação pública do CPSA teve lugar numa sessão solene realizada a 31 de Outubro de 2022, na Fundação Calouste Gulbenkian, presidida pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, em representação do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e na qual estiveram presentes muitos dos associados fundadores.

“Pretendemos contribuir para a conscientização da população e dos profissionais de saúde para este problema.” disse, na sua intervenção inicial, Luís Campos, fundador e presidente eleito do CPSA. “Contribuir para a mudança de comportamentos, para que as organizações ligadas à saúde e os profissionais de saúde sejam agentes ativos na defesa de práticas sustentáveis para o meio ambiente e se tornem modelos na adoção de comportamentos ecologicamente corretos, para que em cada área da saúde sejam identificadas oportunidades de melhoria na redução da pegada ecológica. Essa será uma das primeiras prioridades que pedimos aos membros fundadores deste conselho. Iremos também lutar pela adoção de uma ética ambiental pelas empresas, para que a retribuição do investimento não seja o único determinante das suas decisões, para melhorar a educação dos profissionais de saúde neste âmbito e incentivar a investigação.”

A sessão contou com intervenções de Maria Neira, diretora do Departamento de Saúde Pública, Ambiente e Determinantes Sociais da Organização Mundial de Saúde, e de Nick Watts, Chief Sustainability Officer do National Health Service do Reino Unido (ver programa).

Ver vídeo abaixo.

Sessão solene de apresentação pública do CPSA
Fundação Calouste Gulbenkian, 31 de Outubro de 2022