Skip to main content

Saúdes, 2024

A Saúde dos Portugueses: Um BI em Nome Próprio 2024

Nos últimos anos, temos sido avassalados por uma ininterrupta onda de notícias negativas sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e sobre a sua iminente derrocada. A toda a hora, são mostrados serviços à beira do colapso, bloqueios no acesso, ou insuperáveis disfuncionalidades.

Esta segunda edição do Estudo Saúdes, “A Saúde dos portugueses, um BI em nome próprio”, tem a coragem de tentar destrinçar a árvore da floresta, de tentar ver para além da espuma dos dias e de uma frenética agenda pública de desânimo e desconfiança. Não ignoramos os problemas, mas não tememos olhar para os seus matizes.

O SNS é, porventura, uma das mais virtuosas criações coletivas da nossa Democracia. A coragem visionária dos seus fundadores há 45 anos permitiu resgatar, paulatinamente, um país e as suas gentes de décadas de acesso muito deficitário, ou até mesmo inexistente, a cuidados de Saúde.

E quando tudo parece rumar à debacle de todo o edifício, o Saúdes junta-se a outras vozes que olham o SNS pelo lado das suas realizações, e resgata alguma esperança coletiva, estabelecendo uma fronteira tangível entre quem utiliza o Serviço Nacional de Saúde e quem, permitam-me o plebeísmo, “acha que…”. Os nossos resultados são claros: houve uma evolução positiva. E é a partir daqui que devemos retomar a discussão.

Versão PDF