Skip to main content

Saúdes, 2021

A Saúde dos Portugueses: Um BI em Nome Próprio 2021

Olhar a saúde do avesso: eis a proposta deste estudo. Perceber os circuitos que correm por dentro do que se pensa e se sente sobre saúde. Não se trata de substituir o conhecimento que existe sobre saúde, mas vê-lo noutra perspectiva, a partir da experiência das pessoas.

Um equívoco frequente é considerar que as mudanças de hábitos ou comportamentos ocorrem quando as pessoas estão informadas, reduzindo as recomendações à informação. A informação é, de facto, importante, mas não suficiente. Como em todas as dimensões da vida, também em matéria de saúde a acção humana ultrapassa o acto racional ou voluntário.

Não existe, tão pouco, uma realidade objectiva que seja, por si só, estruturante do comportamento dos indivíduos. É a realidade na forma como é capturada por cada pessoa que serve de base aos comportamentos. Nesse sentido, importa perceber como é vivenciado e percebido o repertório das experiências humanas que talham a visão de saúde, com as contradições e incoerências que o subjectivam e enriquecem.

Versão PDF