José Vítor Malheiros é consultor e formador de Comunicação de Ciência, tendo trabalhado nessa capacidade para universidades, instituições de investigação e organismos da Administração Pública. Tem trabalhado igualmente nos domínios da consultoria estratégica de comunicação e auditoria de comunicação e dado formação nos domínios da comunicação interna, media training, comunicação escrita e public speaking.
As suas principais áreas de interesse são a promoção do debate público, da participação cidadã e do Public Engagement with Science and Technology, tendo organizado, animado e mediado diversos projectos nestas áreas.
Foi consultor do PlanAPP – Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública, organismo da Presidência do Conselho de Ministros, onde coordenou o projecto Lab2050 e integrou o seu núcleo de Assessoria Estratégica.
Foi consultor residente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, coordenador do ComLab da Agência para a Sociedade do Conhecimento-UMIC e director executivo do Programa Harvard Medical School-Portugal. Integrou a Comissão Nacional para o Registo de Saúde Electrónico em representação da Agência para a Sociedade do Conhecimento.
Foi jornalista profissional durante trinta anos, tendo-se dedicado à imprensa escrita diária, semanal e online, com colaborações pontuais na área da rádio e da televisão (RDP, RTP, TSF).
No semanário Expresso criou e coordenou a secção semanal de Ciências e, em 1989, foi um dos oito jornalistas deste jornal que, dirigidos por Vicente Jorge Silva, saíram do Expresso para fundar o diário Público.
No Público, onde ocupou diversos lugares como editor e membro da direcção, criou e editou a primeira secção diária de Ciência e Tecnologia da imprensa portuguesa, além de suplementos nas áreas da Ciência (“Hoje e Amanhã”) e das Tecnologias de Informação (“Computadores”). Lançou em 1995 (com Ana Gerschenfeld) o site do Público (Publico.pt), que se tornaria uma referência do jornalismo online em Portugal. No Público manteve durante dezasseis anos uma coluna semanal de Opinião.
Integrou o Conselho de Faculdade da NOVA School of Science and Technology – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e o Conselho Geral do ISCTE-IUL, eleito em ambas ocasiões na qualidade de individualidade externa.
Foi docente convidado do Mestrado em Cultura Científica e Divulgação das Ciências da Universidade de Lisboa (2017-2022) e do Mestrado de Comunicação de Ciência da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2012-2016), assim como de diferentes cursos na Universidade Autónoma de Lisboa e Universidade Lusófona.
Tem livros publicados no domínio da comunicação de ciência e da promoção da cultura científica e é membro de diversas organizações de carácter cívico.