Observador, 6 novembro 2024
Saúde emite 5% dos gases com efeito de estufa. “É chocante que o maior desafio das próximas décadas nem entre na formação dos profissionais”
Presidente do Conselho Português de Saúde e Ambiente defende “caminho de sensibilização” para “o público, os profissionais de saúde e decisores”. E aponta estratégias para reduzir a pegada.
Aviação, moda, agricultura intensiva. São alguns dos setores habitualmente apontados como os mais poluentes em todo o mundo. No entanto, há um outro que, embora seja conhecido por ajudar a salvar vidas, pode estar a prejudicar o ambiente e, com isso, a afetar, indiretamente, a qualidade de vida de milhões de pessoas. Responsável por 4,4% das emissões de gases com efeito de estufa a nível global — ainda mais em Portugal —, o setor da Saúde tem ainda um longo caminho a percorrer para se tornar sustentável. Desde logo, junto dos próprios profissionais de saúde, mas também responsáveis políticos e população. “Há um grande desconhecimento” sobre o impacto do setor, considera o presidente do Conselho Português de Saúde e Ambiente.