CPSA, 24 Julho 2024
Vacinação nas farmácias reduziu emissões de CO2 em 41 por cento
A participação das farmácias portuguesas na campanha de vacinação sazonal 2023/2024 permitiu reduzir as emissões de CO2 associadas a essa operação de 1.252 toneladas (em 2022/23) para 739 toneladas (em 2023/24).
Estes valores representam uma redução de 41% nas emissões de gases com efeito de estufa – equivalente às emissões de CO2 geradas por mais de 1.100 viagens de ida e volta de avião Lisboa-Bruxelas.
A diminuição deve-se à redução para metade da distância média percorrida pelos utentes para se fazerem vacinar, devido à maior proximidade das farmácias. Essa redução traduziu-se também numa poupança para os utentes em deslocações (transportes públicos, carro e táxi) na ordem dos 2,4 milhões de euros.
Estes dados constam de um estudo promovido pela Associação Nacional das Farmácias (ANF) e desenvolvido pelo Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR) que concluiu que a participação das farmácias se traduziu na “redução das barreiras de acesso à vacinação, na melhoria da satisfação das pessoas, na libertação de recursos do SNS, em poupanças económicas para as pessoas e num potencial impacto positivo na cobertura vacinal da população”.
O estudo conclui ainda que:
• A cobertura vacinal da gripe nos mais de 65 anos foi de 72,1%, mantendo a cobertura do ano anterior.
• Quase 2,5 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe (70% em farmácias comunitárias) e cerca de 2 milhões contra a COVID-19 (69% em farmácias comunitárias).
• A disponibilidade física de locais de vacinação aumentou em mais de 400% face a 2022/23.
• A distância da população ao local de vacinação reduziu-se em cerca de 50%.
• Terão sido libertadas 310 mil horas de trabalho de recursos humanos do SNS para a prestação de outros cuidados de saúde.
• A grande maioria dos participantes está satisfeita ou muito satisfeita com a campanha de vacinação (99%) e concorda com administração das vacinas contra a gripe e contra a COVID-19 nas farmácias comunitárias (94,8%).
O “Estudo de Avaliação da Campanha de Vacinação Sazonal 2023/2024 – Desafios da Saúde Pública“ foi apresentado na conferência “Vacinação Sazonal | Há Mais Saúde Na Farmácia”, que decorreu no passado dia 18 de junho.
Pode ler as conclusões do estudo aqui.