Skip to main content
Logótipo da Ambiente Magazine

Ambiente Magazine, 23 setembro 2024

MUBi defende que 10% do orçamento total para transportes do OE 2025 deve ir para mobilidade em bicicleta

A MUBi entregou ao Governo e partidos na Assembleia da República um conjunto de recomendações de medidas prioritárias para o Orçamento do Estado para 2025, defendendo que pelo menos 10% do orçamento total para transportes seja destinado à mobilidade em bicicleta e outros 10% à mobilidade pedonal.

“Promover a mobilidade ativa, como o andar a pé e a utilização da bicicleta, proporciona importantes benefícios em termos de saúde pública e para a autonomia das crianças, melhora a produtividade laboral e reduz o peso dos transportes nos orçamentos familiares, para além de contribuir para a redução da poluição do ar e das emissões de gases com efeitos de estufa. Deve, por isso, ser um pilar das políticas de mobilidade e, por conseguinte, também nos instrumentos orçamentais”, diz a associação.

A MUBi considera que os incentivos à aquisição de bicicletas utilitárias deverão ser retomados, de forma mais abrangente e inclusiva, tendo em conta os grupos sociais de menor rendimento, além de deixar de haver limite no número de apoios disponíveis.

Notícia completa