©DR
CPSA, 14 novembro 2024
Presidente do CPSA realça responsabilidade dos médicos face às Alterações Climáticas em Congresso Internacional
O 45.º Congresso Nacional de Medicina Interna e o 19.º Congresso da Sociedade Canária de Medicina Interna (SOCAMI) da Sociedade Espanhola de Medicina Interna (SEMI) realizaram-se em simultâneo no passado mês de outubro, de 24 a 26, em Maspalomas, Espanha. Luís Campos, presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente, marcou presença para sublinhar a importância do papel dos profissionais de saúde na mitigação dos efeitos das alterações climáticas.
Num evento que reuniu mais de 2.200 médicos internistas em Maspalomas, nas Ilhas Canárias, Espanha, o Congresso da SEMI focou-se em temáticas de vanguarda na medicina interna, incluindo doenças infecciosas emergentes, a cronicidade, a medicina digital e as mais recentes terapias.
Na conferência integrada no programa subordinada ao tema “Cambio climático y salud: la responsabilidad de los médicos”, Luís Campos realçou os crescentes efeitos nefastos das alterações climáticas nas condições de saúde, já visíveis nas doenças respiratórias, cardiovasculares e infecciosas. Abordou também formas de atuação para mitigá-los, apontando a necessidade de a comunidade médica colaborar na implementação de estratégias preventivas e de adaptação, enfatizando a responsabilidade dos profissionais de saúde enquanto agentes de mudança.