CPSA, 13 maio 2026

Participação do Dr. Luís Campos no Seminário Internacional “Promover Serviços de Saúde Sustentáveis” destaca a integração da sustentabilidade na decisão em saúde

Dr. Luís Campos participou no Seminário Internacional “Promover Serviços de Saúde Sustentáveis”, integrando a mesa-redonda “Serviços e cuidados de saúde sustentáveis: experiências e progresso em Portugal”, moderada por Ana Sottomayor. A sessão contou ainda com a participação de André Trindade, Ema Paulino, Óscar Gaspar e Maria Amélia Ferreira.

Na sua intervenção, o Presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente destacou a importância de integrar a dimensão ambiental na tomada de decisão em saúde, defendendo que a sustentabilidade não deve ser vista apenas como uma responsabilidade ambiental, mas também como uma oportunidade para gerar ganhos concretos em saúde e eficiência financeira. Sublinhou que muitas das medidas sustentáveis no setor da saúde têm capacidade de reduzir desperdícios, otimizar recursos e melhorar os resultados em saúde, criando benefícios simultâneos para as instituições, para os cidadãos e para o planeta.

Dr. Luís Campos alertou ainda para os riscos de manutenção do atual status quo, defendendo que a ausência de ação poderá conduzir a consequências graves no futuro, tanto do ponto de vista ambiental como da saúde pública. Reforçou que cuidar do planeta e das pessoas são desafios inseparáveis e que a transformação do setor da saúde exige uma visão integrada, colaborativa e orientada para o longo prazo.