Skip to main content
Logótipo da GCCHE sob fundo azul

CPSA, 25 março 2025

CPSA no Global Consortium on Climate and Health Education

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA) acaba de ser aceite como parceiro do Global Consortium on Climate and Health Education (GCCHE).

O GCCHE é uma organização criada em 2017, com sede na Mailman School of Public Health da Universidade de Columbia (Nova York), que reúne centenas de organizações de todo o mundo dedicadas à investigação, ensino e formação no domínio do impacto das alterações climáticas na saúde e cuja preocupação central é a formação dos profissionais de saúde.

“As questões relacionadas com as alterações climáticas e ambientais estão tradicionalmente fora do âmbito da formação e do desenvolvimento contínuo dos profissionais de saúde, o que tem como resultado um corpo profissional onde poucos têm os conhecimentos e as capacidades necessárias para enfrentar as atuais e futuras ameaças relacionadas com o clima”, diz o GCCHE. “É por isso que é necessário desenvolver programas educacionais específicos capazes de responder às necessidades colocadas pelos riscos climáticos e exacerbadas pelas vulnerabilidades das populações e dos sistemas de saúde e pelos contextos sociopolíticos”.

A criação do GCCHE teve lugar na sequência do Acordo de Paris de 2015, quando a Columbia Mailman School of Public Health se juntou à administração Obama para lançar um apelo, que seria subscrito pela Organização Mundial de Saúde, para que todas as escolas começassem a dar formação aos profissionais de saúde sobre os impactos das alterações climáticas.

O GCCHE reúne mais de 350 escolas de saúde e mais de 150 parceiros governamentais e não-governamentais de mais de 60 países.

Site oficial