Skip to main content

CPSA, 10 abril 2025

Aliança global da qual o CPSA faz parte atingiu os 500 membros

A Planetary Health Alliance, uma aliança global da qual o CPSA faz parte, atingiu o número de 500 organizações dedicadas a proteger a saúde humana e o ambiente do planeta.

A Planetary Health Alliance (PHA) é uma rede internacional onde se incluem universidades, organizações não-governamentais, centros de investigação e entidades governamentais provenientes de mais de 80 países. A missão da PHA é compreender e enfrentar as consequências das alterações globais nos sistemas naturais da Terra para a saúde humana, promovendo uma abordagem transdisciplinar e colaborativa para a Saúde Planetária.

Este anúncio coincide com o 10.º aniversário do conceito de Saúde Planetária e da própria aliança, numa altura em que o mundo enfrenta uma transformação sem precedentes nos sistemas naturais, impulsionada pela ação humana. O impacto destas alterações é cada vez mais evidente na saúde das populações, exigindo respostas integradas que atravessem sectores e fronteiras.

“A desestabilização dos sistemas naturais exige uma resposta unificada de todos os sectores”, refere a PHA. “Ao ligarmo-nos através desta aliança com uma década de existência e agora com mais de 500 membros, o conhecimento e a experiência de cada organização formam uma força ainda mais poderosa e coesa para a saúde e o bem-estar globais.

Para o CPSA, esta integração representa uma oportunidade para ampliar a sua ação, ligando-se a uma comunidade global comprometida com soluções sustentáveis e baseadas na ciência, com o objetivo de proteger simultaneamente a saúde humana e os ecossistemas que a sustentam.