Ambiente Magazine, 28 março 2024
Será publicado um relatório anual sobre o impacto das alterações climáticas e da degradação ambiental na saúde humana em Portugal
Conselho Português para a Saúde e Ambiente cria Observatório
O Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA) vai criar o Observatório Português da Saúde e Ambiente, cujo objetivo será realizar uma monitorização e avaliação regular dos efeitos das alterações climáticas e da degradação ambiental na saúde humana em Portugal.
O Observatório não pretende produzir dados próprios mas sim recolher, validar, sistematizar e disponibilizar publicamente dados recolhidos ou produzidos por entidades idóneas que se encontram dispersos e são de difícil acesso.
Estima-se que uma em cada quatro mortes no mundo seja atualmente causada por fatores ambientais e a evolução esperada é que este indicador sofra um agravamento sensível nos próximos anos. Os estudos indicam que as temperaturas extremas são atualmente responsáveis por mais de cinco milhões de mortes por ano e a poluição responsável por nove milhões de mortes por ano – este número representa, por si só, um sexto da mortalidade global.