©HealthNews
HealthNews (com Lusa), 8 março 2024
Conselho apela ao envolvimento dos médicos na luta contra alterações climáticas
O Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA) apelou hoje aos profissionais de saúde para aparecerem e alertarem que as alterações climáticas não são “um problema de ambientalistas nem de jovens radicais”, mas dizem respeito a todos.
O alerta foi feito pelo presidente do CPSA, o internista Luís Campos, que foi o primeiro autor de um documento de consenso assinado por médicos de 29 países de língua portuguesa e espanhola, intitulado “Recomendações dos Serviços de Medicina Interna Luso-Espanhóis no Combate às Alterações Climáticas e à Degradação Ambiental”, que foi divulgado na quinta-feira.
Em declarações hoje à agência Lusa, Luís Campos afirmou que “as alterações climáticas e a degradação ambiental são o maior desafio” que o sistema de saúde tem pela frente.
“Vai ser a determinante da saúde que mais impacto vai ter na saúde das populações e acreditamos que os médicos têm uma particular responsabilidade em envolver-se nesta luta contra as alterações climáticas e degradação ambiental, porque estão a afetar a saúde das populações”, defendeu.