Skip to main content

Os estudantes de Medicina da Universidade de Harvard vão passar a ter conteúdos sobre alterações climáticas no currículo. E, em Portugal, o clima já faz parte da formação dos profissionais de saúde?

Os estudantes de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, vão passar a ter conteúdos sobre alterações climáticas inseridos em múltiplas disciplinas, ao longo dos quatro anos do curso. Harvard junta-se assim a mais de 80 outras universidades americanas que, talvez de forma mais tímida, ou menos estruturada, já ensinavam aos futuros médicos os efeitos da mudança do clima na saúde humana. E em Portugal? Será que a crise climática já faz parte da formação dos profissionais de saúde?

“Há um longuíssimo caminho a percorrer em Portugal. Estes temas têm sido sistematicamente ignorados em todos os cursos de saúde – e não apenas no de Medicina. É importante que todos os profissionais estejam sensibilizados para a questão climática. Está ainda tudo por fazer por aqui”, afirma ao PÚBLICO o médico internista Luís Campos, presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA).

Ver toda a notícia: https://www.publico.pt/2023/03/11/azul/noticia/treinar-futuros-medicos-tratar-doencas-clima-2041748