Skip to main content

Conferência

Impacto dos Sistemas de Saúde no Ambiente: Que caminhos de transformação?

Se o setor da saúde fosse um país, seria o 5º país mais poluidor do mundo. Os sistemas de saúde são responsáveis por mais de 5% do total de emissões de gases com efeito de estufa, um número que continua a aumentar. Os efeitos diretos e indiretos do setor da saúde no ambiente são múltiplos e complexos, portanto a gestão de energia, recursos, resíduos, químicos, práticas de economia circular e a promoção de comportamentos com impacto positivo no ambiente são todos aspetos primordiais.

Para responder aos compromissos internacionais de redução de impacto no ambiente, vários países têm construído planos dirigidos a mitigar o impacto dos Sistemas de Saúde. Nesta conferência, é apresentada uma análise comparativa e crítica de planos nacionais dirigidos a transformar os sistemas de saúde, incluindo a perspetiva nacional.

Numa iniciativa do Instituto de Saúde Baseado na Evidência (ISBE), do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública (IMP&SP), do Conselho Português Saúde e Ambiente (CPSA) e do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB), este evento procura olhar para planos, experiências e práticas de outros países para promover uma reflexão profunda sobre os desafios e oportunidades que o nosso sistema de saúde enfrenta quanto ao propósito de diminuir o seu impacto no ambiente.

A profunda urgência e oportunidade desta exigência impõe uma discussão, envolvimento e participação intersectorial, pelo que convidamos todos os interessados a se juntarem a nós neste importante momento.

* A inscrição é gratuita, mas o registo é obrigatório

18 de Abril
14:30H – 18:00H
Fundação Calouste Gulbenkian – Auditório 3
Transmissão online disponível