Diarmid é o coordenador do programa de alterações climáticas e saúde na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tem formação em ecologia de doenças infecciosas e saúde pública, e tem trabalhado nestas áreas há mais de 20 anos.
Diarmid desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento das primeiras estimativas quantitativas dos impactos gerais da mudança climática na saúde, nas resoluções da Assembleia Mundial da Saúde, nas três primeiras conferências globais da OMS sobre saúde e clima e na expansão do programa de saúde e mudança climática da OMS , que já forneceu apoio direto a mais de 30 países de baixo e médio desenvolvimento.
Diarmid é autor de mais de 80 artigos, relatórios e capítulos de livros sobre ecologia e controle de doenças infecciosas e sobre as implicações para a saúde das mudanças ambientais globais. Ele é um dos principais autores do Relatório Especial sobre Eventos Extremos do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o capítulo de saúde do Quinto Relatório de Avaliação do IPCC e o primeiro relatório de saúde para as Negociações Climáticas da ONU.