Doutor em Parasitologia pelo Imperial College, Reino Unido. Atualmente, Professor Catedrático do IHMT-NOVA, Lisboa, Portugal. De 2011 a 2019 foi vice-diretor para a Ciência do IHMT-NOVA e Coordenador Científico do Centro de I&D GHTM (UID/Multi/04413), classificado como excelente pela FCT nas 2 últimas avaliações. Pesquisador Visitante do FMT-HVD, Manaus, Brasil. Coordena o programa de Doutoramento em Saúde Global e Medicina Tropical. O seu grupo de investigação está atualmente centrado no desenvolvimento de ferramentas para prevenir a transmissão da malária. Os seus principais esforços são direcionados para:

1) desenvolver a dieta sem sangue para criação de mosquitos (patente: WO/2019/198013) inicialmente financiada pela Fundação Bill & Melinda Gates e em uso desde 2021, para criar mosquitos Anopheles stephensi em um insectário isento de sangue no IHMT-NOVA e optimizar a sua utilização em outras espécies em colaboração com equipas do Burkina Faso, Tanzânia, Moçambique e Brasil, e

2) a utilização de repelentes espaciais como ferramenta para o controlo da malária, tendo sido iniciado um ensaio de campo em Moçambique (ClinicalTrials.gov ID: NCT04419766) em parceria com o CIOB, Beira e INS, Maputo, Moçambique e a FBA, Portugal.